O que é a reutilização de dados?

A reutilização refere-se à possibilidade de utilizar dados previamente recolhidos no âmbito de outras finalidades científicas ou novos projetos. Inclui, por exemplo, a aplicação dos dados em novos contextos de investigação, a replicação de estudos, a realização de meta-análises, a exploração de novas hipóteses ou desenvolvimento de aplicações práticas. Para que possam ser reutilizados, os dados devem ter passado por um processo de curadoria, ou seja, documentados com metadados, acessíveis em repositórios institucionais, temáticos ou generalistas, e preservados em formatos interoperáveis, preferencialmente formatos abertos e reconhecidos, como CSV, TXT, XML ou JSON. 

A curadoria de dados desempenha um papel fundamental na aplicação dos princípios FAIR, ao garantir que os dados sejam localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis, promovendo a ciência aberta, a transparência científica e o potencial de reutilização responsável no ecossistema científico.

A reutilização, incluindo no âmbito da Ciência Aberta, deve cumprir os requisitos previstos na Informação ao participante e/ou Consentimento, garantindo que os participantes foram devidamente informados e/ou prestaram consentimento específico para essa reutilização, conforme aplicável.