Inteligência artificial e outras tecnologias inovadoras
- Porque motivo o uso da inteligencia artificial e outras soluções tecnológicas inovadoras pode ser considerado um fator crítico de risco?
- Que riscos existem no uso de IA generativa e modelos de linguagem em grande escala (LLM)?
- Que riscos existem no uso de outras IAs e sistemas automatizados para além da IA generativa?
- No plano da privacidade, que riscos existem associados ao uso da IA?
- Que outras tecnologias inovadoras são suscetíveis de risco?
- Como avaliar o risco no uso de inteligencia artificial e outras soluções tecnológicas inovadoras?
- Por que motivo a utilização de algoritmos preditivos em investigação médica pode representar um tratamento de elevado risco?
- Quais os riscos associados à utilização de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) em investigação qualitativa?
- A utilização de sensores IoT em investigação configura monitorização sistemática?
- Que aspetos devem ser avaliados quanto à dependência tecnológica e transferência de dados em projetos de investigação que envolvam IA e outras soluções tecnológicas inovadoras?
- Quais são as obrigações de transparência e dever de informação quando a investigação envolve tecnologias inovadoras ou inteligência artificial?
- Quais os cuidados a adotar quando se utilizam redes de aprendizagem profunda ou ferramentas de IA generativa em projetos de investigação?
- Como assegurar a qualidade, a imparcialidade e a auditabilidade dos sistemas baseados em algoritmos ou inteligência artificial utilizados em investigação?
- Quais os cuidados de segurança a adotar quando se utilizam tecnologias experimentais ou não certificadas em investigação?
- Porque motivo é importante analisar a articulação da utilização de IA e outras tecnologias inovadoras com outros fatores críticos de risco em projetos de investigação?